sábado, 24 de junho de 2017

Nem sempre é fácil se recuperar dos estragos que o mundo fez conosco, mas sempre existirá uma força e ela deverá ser chamada de recomeço.
Se te mostrares fraco no dia da angústia, a tua força é pequena.(Pv 24:10)
Não te mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.(Js 1:9)
Segundo o dicionário Aurélio esforço significa uma atividade em que alguém mobiliza todas as suas forças físicas ou morais para atingir um fim, sendo um vigor, uma energia. Também é ânimo e coragem. Esforçar é dar força, enconrajar, cobrar força, empregar todas as forças pra conseguir algo. A bíblia relata a vida de muitas pessoas que se esforçaram para obter algo. E praticamente não existe nada nessa vida que não seja conquistada por esforço, pela determinação em fé e pela persistência. É claro que fatores como medo, dúvidas e desespero tentam impedir que cheguemos ao alvo final. Mas as escrituras mostram pessoas que conseguiram superar estas adversidades pelo esforço que tiveram no poder da fé. Todos que colocaram sua força em Deus obtiveram vitória.
Como o Salmos 84 diz: Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados.(Sl 84:5)
Aliás neste salmos, os filhos de Corá citam “aqueles que passam pelo vale de Baca , mas que seguem até chegar a presença de Deus. (Sl 84:5-7)O vale de Baca era um vale árido e estéril onde muitos passavam em direção ao templo de Deus em Jerusalém. Era um caminho que os israelitas passavam, uma rota obrigatória para chegar ao templo do Senhor. Um vale que exigia esforço, suor e lágrimas. Esse vale representa muitas vezes as nossa tribulações, aflições e lutas. O nome deste vale significava “árvores de bálsamo”, mas seu aspecto era árido.
Que paradoxo não é mesmo ?
Amados, muitas vezes passamos por vales semelhantes em nossa vida. E por vivermos uma vida em direção a Deus, passamos por momentos difíceis, momentos de dor, de cansaço e de aflições. Mas Jesus mesmo nos anima dizendo:
No mundo passeis aflições, mas tende bom ânimo eu venci o mundo.( João 16:33)
Ainda que passemos por momento de angústia e dor, existe um Deus que pode sarar todas as nossa feridas(Is 53:4-5); E como uma árvore de bálsamos pode aliviar toda dor, todo sofrimento e toda aflição; A palavra do senhor diz que do Senhor procede a árvore da vida cujas folhas servem de remédio para curar(Ez 47:12;Ap 22:1-2). Mas para chegar a cura e a Deus é preciso esforço que provém da fé. Havia Jesus cruzado o mar da Galiléia e dizia a palavra que após desembarcar,uma multidão o esperava. E entre tantos que o esperavam, havia duas pessoas cujo esfotço, ânimo e paciência não haviam desfalecido. Um deles era um príncipe da sinagoga chamado Jairo, cuja filha única de 12 anos jazia de morte, a outra uma mulher que tinha problemas de fluxo de sangue, que gastara tudo que tinha, para ser curada, mas sem sucesso (Lc 8:40-43). Dentre as coincidências o destino de duas mulheres enfermas,mas com um objetivo ,a cura. Enquanto uma estava nascendo (a filha de Jairo), a outra contraía uma enfermidade. Mas naquele momento ambas padecia de dor e necesitando de cura. De um lado, um pai esforçado para ver sua filha curada, de outro uma mulher cuja única esperança estava longe, misturado a multidão. Em ambos existia algo mais, a Fé naquele que poderia mudar a sorte. Ambos reconheceram que o Senhor podia fazer algo. Ambos reconheceram em humildade a autoridade de Jesus, se prostrando aos seus pés. Ambos mudando conceitos e preconceitos. Quem poderia imaginar um príncipe da sinagoga, um maioral da lei se prostrando aos pés de um homem cujos conterrâneos nem O reconheciam como profeta(Lc 7:39). Também imagine uma mulher com fluxo, considerada impura que não podia tocar, nem ser tocada, romper pelo meio da multidão prostrada(Lv 15, Lc 8:45). E não importa-nos julgar qual esforço fio maior, mas aprender que ambos obtiveram resposta pelo empenho e coragem que tiveram.
Também podemos citar o caso de uma mulher cananéia que tinha a filha endemoniada e que mesmo sendo gentia, clamou ao Senhor. Ela clamou pelo filho de Davi. Que mais estranho seria do que uma mulher gentia clamar por “filho de Davi”. Uma mulher persistente que mesmo sendo negada por Cristo, obteve a cura de sua filha(Mt 15:21).Tudo isso para chamar a atenção de Cristo, como também Zaqueu, pequeno publicano que esforçadamente subiu numa árvore para poder ver Jesus (Lc 19:1-10).
Todo estes obtiveram êxito pelo esforço que tiveram, pela fé que alcançaram. Muitas pessoas querem as bençãos de Deus, mas não querem abrir mão de sua condição social(como aquele líder). Outros tem medo de se expor diante as pessoas, de atravessar a multidão para receber a cura. Amados, é fácil crer em Cristo quando tudo vai bem. Aliás, quanto tudo vai bem, cremos mais em nós mesmos, esta é que é a verdade. Quando ma adversidade nos atingeparece que é o fim, mas se buscarmos aquele que pode todas as coisas, veremos fufir de nós o medo ao fatalismo e a insegurança. A palavra do Senhor diz que “tudo posso naquele que me fortalece”(Fp4:13).
Na Bíblia podemos constatar que a maioria dos milagres efetuados foram efetuados por pessoas que tinham fé e que se esforçavam. Vemos muitas expressões como: “vendo-lhes a fé”, “crer que eu posso fazer isso” ou “o que queres que eu te faça”. Eram expressões muito usadas por Jesus. Jesus não era sarcástico com o sofrimento alheio, mas sabia que qualquer esforço precisado ser confessado em palavras e acima de tudo por atitudes de fé.
Devemos entender que “esperar em Deus” não é uma atitude passiva, mas ativa. Esse esperar é confiar, não é uma ação de comodismo, mas é crer naquele que pode, se esforçando para alcançar o que se deseja no sobrenatural. Quando Jesus foi a cafarnaum, trouxeram-lhe um paralítico deitado num leito. Vendo-lhes a fé disse Jesus: “Filho, tem bom ânimo, perdoados são os teus pecados e o homem foi curado(Mt 9:2). Devemos não esperar pelo fatalismo, deixando as coisas aconteceram. Precisamos entender que se Jesus não for até nós, devemos ir até Jesus., mesmo que nos faltem força.
Foi isso que fez Jairo. Foi isso que fez a mulher do fluxo. Foram até Jesus. Aquela mulher entendeu que bastava um toque na orla do manto de Cristo para que fosse curada. Também aquele homem entendeu que bastava Jesus entrar em sua casa e orar. Enfim, podemos citar o centurião que creu que bastava uma palavra e etc(Lc 7:7) . Cada um creu na medida da sua fé. Por isso amados não importa qual situação estamos passando, basta tocarmos pela fé em Jesus.
A Bíblia relata que não foi somente aquela mulher do fluxo que cria que tocando em Cristo seria curada. Diz a palavra que em Genesaré muitos rogavam que ao menos pudessem tocar na orla de suas vestes. Todos que tocaram foram curados(Mt 14:34-36). Deus pode curar da forma que Ele deseja. O diferencial não é a forma, mas a fé.
Hoje da mesma forma, temos o Espírito Santo para nos deixar mais perto de Cristo. Diz que Ele glorificará e receberá tudo é de Cristo(Jo 16:14). Devemos nos achegar a Ele da mesma forma, com força, ou seja, esforçadamente. Devemos compreender que quando em prendemos força naquilo que não produz efeito, desperdiçamos nosso tempo e acabamos nos frustrando. Mas quando nos esforçamos em algo que produz efeito, vemos o fruto do nosso trabalho, isto é, nosso esforço(Is 53:11). E assim como Cristo se esforçou em nosso favor, devemos nos esforçar em favor Dele.
E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele.(Mt 11:12)
Numa outra versão se diz que o Reino dos céus é tomado por esforço., e os que se esforçam se apoderam dele.
Amados, todo esforço deve ser acompanhado pelo ânimo. Esforço é tudo aquilo onde se coloca a força. Já ânimo é a energia, a coragem e a vontade que temos de fazer algo. Portanto o ânimo anda junto com o
esforço. O esforço sem o ânimo é como uma engrenagem sem motor e sem eletricidade, ou seja , não funciona. Semelhantemente o ânimo não sai do lugar, não produz nada sem esforço. O reino dos céus é tomado por pessoas que perseveram, que usam de esforço, de dedicação e ânimo. Jesus referindo-se a João Batista disse que “desde os dias de João Batista o reino é tomado por força.
Por que desde João Batista?
Vejamos pois o perfil e a missão de João Batista. João Batista foi um exemplo de coragem, de profeta determinado e esforço. Um homem que não olhou as circunstâncias, não olhou as aparências, mas olhou para Deus. Todo aquele que deseja se apoderar do reino de Deus, deve olhar para Deus(Hb 12:2). Um homem que prega a verdade, no deserto, com roupas simples e alimentando-se de uma forma simples, só pode olhar para Deus e depender Dele. O esforço de João Batista não foi em vão. Pois dos profetas,foi o maior, mas o menor no reino é maior que Ele, ou seja, o que mais serve, que mais se humilha. João não queria os cargos eclesiásticos,o poder, os palácios,as roupas finas,mas cumprir o propósito de Deus. Ele seria aquele que “abriria o caminho para o Reino”. (Mt 11:10). Mas todo esforço não procede do homem natural, mas do homem espiritual que é formado em Deus pelo Espírito. A palavra diz que Ele, O Espirito Santo habita em nós e estará em nós. Nossa força deve estar, buscar e permanecer no Senhor. O reino é tomado por esforço, por luta e por coragem no Espírito. Todo aquele que deseja chegar a Deus ou andar com Cristo precisa entender que toda a adversidade é uma oportunidade de crescimento, para demonstrar a nossa fé e mostrar a nossa fidelidade a Ele.
A palavra diz que o Senhro não deixará que os nossos pés vacilem, pois Ele nos guarda, nosso socorro e não dorme(Sl 121:2-4). O Senhor é socorro e alto refúgio no tempo da angústia(Sl 9:9;46:1). O Senhor é aquele que não desampara aquele que o buscam(Sl 9:10).
Se você está passando um momento difícil saiba que o Senhor é o mesmo. Ele é o mesmo ontem , hoje e para sempre(Hb 13:8). Pois o mesmo Jesus que curava é o mesmo que cura pelo seu Espirito Santo hoje. O mesmo deus que operou no passado, também opera sob todo aquele que o busca. Portanto, amado não se atemorize, não tenha medo. O medo em si, não pode fazer nada, a não ser tirar o nosso foco do propósito de Deus.
O Senhor disse a Josué: Dispõe-te agora e passa este Jordão. Se forte e corajoso. Tão somente esforça-te e tenha coragem. Nãi te mandei eu : Esforça-te e tem bom ânimo, não temas, nem te espantes, porque o Senhor Deus é contigo, por onde quer que andares (Js 1:2;6-7;9)
Também disse a Salomão: Esforça-te e tem bom ânimo, e faze a obra; não temas, nem te apavores; porque o SENHOR Deus, meu Deus, há de ser contigo; não te deixará, nem te desamparará, até que acabes toda a obra do serviço da casa do SENHOR.(1 Cr 28:20).
” Não fique olhando para o tamanho do seu problema, mas diga a ele o tamanho do seu Deus”.

Não enfoque o medo, mas comece a trabalhar com esforço e ânimo. Sabemos que a parte mais difícil é o começo, pois tudo isso vai passar. Não existe mal que dure para sempre. Nada é fácil nessa vida, nem nunca será,mas todo aquele que se esforça e busca em Deus, este sempre alcançará.