terça-feira, 28 de novembro de 2017

 
Toda a ferramenta preparada contra ti não prosperará, e toda a língua que se levantar contra ti em juízo tu a condenarás; esta é a herança dos servos do Senhor, e a sua justiça que de mim procede, diz o Senhor.

{Isaías 54:17}

Meus irmãos Neemias era um judeu que servia o Imperador Artaxerxes I, voltou do exílio babilônico para reconstruir a cidade de seus pais, Jerusalém.

Lá chegando, encontrou a oposição de três homens: Sambalate, o horonita; Tobias, o amonita, e Gesém, o arábio (Neemias 2.19).

Sambalate era da cidade de Horonaim, em Moabe. Era descendente, pois, de Moabe, gerado por Ló a partir de uma relação incestuosa com sua filha mais velha. Tobias, por sua vez, era amonita, descendente de Ben-Ami, também gerado por Ló a partir também do incesto com sua filha mais nova. É bom lembrar que Ló era sobrinho de Abraão, pai do povo de Israel. Portanto, os moabitas e amonitas eram primos dos judeus.


Gesém, era um morador do deserto arábico, habitado por diversas tribos sem uma definição genealógica definida. Por isso, eram chamados de arábios, que significa “misturados”.

O diabo usou essa confederação para dissuadir Neemias da revelação que recebera de Deus para reconstruir Jerusalém: dois primos, “quase irmãos”, e um “misturado”.

Segundo a mesma passagem da Escritura, as armas usadas também foram três: a zombaria, o desprezo e a calúnia.

Hoje, de igual forma, o diabo continua usando as mesmas armas, e as mesmas pessoas.
Usa pessoas que são “quase irmãos”, que não têm a mesma revelação, e pessoas que não têm nada a ver com Deus, mas que simplesmente pelas circunstâncias da vida se misturaram a nós. Por meio desses instrumentos, ou diretamente na mente do cristão, o inimigo usa essas armas.

Primeiro ele zomba. Diz que você é um sonhador, que os planos são muito altos, que as metas são inatingíveis. A zombaria se dá em relação a tua fé, ao que você crê.

Depois ele despreza. Enquanto a zombaria se dirige à revelação, o desprezo se dá em relação a tua pessoa. Foi isso, por exemplo, que aconteceu quando Golias desprezou Davi pela sua juventude. O diabo também vai dizer que você incapaz, cheio de falhas, muito velho ou muito novo, sem sabedoria, sem conhecimento, que é incorrigível, um rejeitado por Deus, que os teus erros fizeram o teu tempo passar, que é “bananeira que já deu cacho”, etc.

Por fim, o inimigo vai te caluniar. Vai dizer para você mesmo que é um exaltado em achar que Deus tem uma chamado para você. Vai usar pessoas para dizer que é interesseiro em cargos; que te aproxima do pastor ou de teu líder por motivos interesseiros; vai insinuar que você quer dinheiro, etc. O diabo, os primos e o misturado são especialistas nisso. Assim, quando Neemias resolveu reconstruir Jerusalém, os três “amiguinhos” o acusaram de querer rebelar-se contra o rei.

O que eles não sabiam é que Neemias havia conversado pessoalmente com o rei na sala do trono (Ne 2.2-8); era o rei que havia dado recursos para Neemias; era o rei que havia dado cartas para que Neemias tivesse autoridade na sua empreitada; era o rei que estava por trás de tudo.

Não se preocupe com as zombarias, o desprezo e as calúnias do diabo. O importante é que você esteja em contato com o Rei dos reis, SenhorJesus Cristo, o Senhor de toda terra. Se ele te deu a carta, se ele te deu a autoridade de sua Palavra, se está em um projeto traçado na sala do Trono, não temas. Prossiga. Teu negócio é com o Rei dos Reis. 

A paz a todos...


 *Eli Reis*
Hino CCB 307 Vim a serviço do Meu Rei.