terça-feira, 16 de janeiro de 2018

ABRIGANDO-SE NAS ASAS DO SENHOR

Na Bíblia Sagrada Deus usa a figura da águia para ilustrar o seu cuidado especial para com o seu povo,  “Vós tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim (Êxodo 19:4);”  como também  usa a figura da águia para demonstrar  que   capacita o homem para que esse vença as lutas enquanto estiver neste mundo, ” Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão (Isaias 40:31).”
A águia é uma ave que simboliza majestade, força. Nenhum outro pássaro alça voos tão altos quanto a águia. Ela é a soberana. Seus ninhos são construídos nos lugares mais altos, nas fendas das rochas, longe do alcance dos ventos rigorosos.Essa ave não desiste em meio à grandes tempestades. Segue em frente sempre voando alto.
Como já mencionado em Êxodo 19:4, o Senhor Deus nos fortalece e nos encoraja a prosseguir pois somos cuidados por Ele debaixo de suas majestosas asas.  Em Deuteronômio 32:11:12  Moisés em seu último cântico faz menção da forma especial que o Senhor guardou e guiou o seu povo debaixo de suas asas. “Como a águia desperta a sua ninhada, move-se sobre os seus filhos, estende as suas asas, toma-os, e os leva sobre as suas asas,Assim só o Senhor o guiou….”  
Que essa metáfora da águia refere-se aos cuidados paternais de Deus, que se mostra sábio e amoroso. Uma águia precisa forçar seus filhotes para fora do ninho, se tiverem que aprender a voar. E quando o filhote sai do ninho e por não saber voar, despenca no ar e a mãe apara o filhote no ar.

Ainda descrevendo as qualidades da águia,  ainda  enfatiza que a águia abre as asas a fim de ensinar seus filhotes a voarem, mas também para ampará-los, quando se cansam… E devido ao seu extraordinário afeto, ela carrega os filhotes nas costas quando eles ficam cansados. Da mesma forma Deus guiou seus filhos por aqueles lugares difíceis, tanto no Egito quanto no ermo. 

 Assim é Deus cuidando de seu povo fraco e inclinado ao erro. Deus está sempre presente a fim de “ amparar-nos”, se necessário for. É então que aprendemos a utilizar as nossas asas; e então podemos cumprir nossas missões. E mesmo assim o Senhor não se afasta para longe, pronto sempre a intervir, se precisarmos disso.  E no exercício constante da nossa fé somos protegidos nas asas de nosso Deus e chegará a hora em que nossa fé estará fortalecida e não importará o tamanho do abismo que teremos que transpor. Avançaremos,  saltaremos, crendo que o Senhor irá nos sustentar e nos conduzir em segurança.


Algumas vezes, as pessoas atingem uma posição na caminhada com Deus na qual elas se perguntam porque as coisas não estão tão confortáveis como costumavam ser. Provavelmente, isso aconteceu porque elas precisavam crescer! Talvez, Deus as esteja agitando, exatamente como a mamãe águia sacode o seu ninho e bate as asas em cima dos seus filhotes! Isso é o que o Senhor pode fazer com você. Ele o agita e remove todas as penas macias – tudo na sua vida que faz com que seja fácil ficar espiritualmente complacente. Deus tenta ajudá-lo a levantar-se para começar a sair do seu lugar de conforto e aprender como crer nEle por você mesmo (e não apenas para você mesmo, mas também em benefícios de outros!


Você pode estar no seu limite, provavelmente, olhando para baixo em uma situação que lhe parece impossível. Ou quem sabe, solto no ar, experimentando suas asas da fé pela primeira vez. Parece como se você estivesse a ponto de bater no fundo de uma rocha e então estará tudo terminado. No entanto, amigo, o Pai celestial não o deixará cair ...

Mas em  Êxodo  19:5,  O Senhor  apresenta uma condicional,  “se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar…”. O Senhor deseja que seu povo permaneça na posição de “propriedade peculiar” Dele, possessão preciosa.  Mas para isso exige obediência a seus mandamentos e gratidão. Que possamos a cada dia nos aproximarmos mais de Deus e nos afastarmos cada vez mais do pecado que nos distancia Dele. Que não venhamos perder a credencial de ” propriedade peculiar do Senhor”.