terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Grandes coisas fez o Senhor por nós por isso estamos alegres ( Salmos 126:3)

O Senhor é Deus de coisas grandes. Ele é especialista em surpreender. Israel passou por um período de exílio. Foi arrancado de sua terra, privado de oferecer cultos ao seu Deus. Viveu um longo período de angústias, tristezas e desolações.

Deus se lembra de Israel e providencia meios para que voltem  a  Jerusalém.  No regresso para casa, Israel “estava como os que sonham” sem acreditar no que estava acontecendo. Achava impossível seu retorno. Como diz no Salmos 126:1 “Quando o SENHOR trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham.”  Mesmo estando eles em terras estranhas , o Senhor estava com seus olhos postos sobre aquele povo e os livrou de tamanha servidão realizando um grande feito.

O povo estava agradecido a Deus por ter lhes concedido o privilégio de voltarem a sua terra. Rendiam graças e louvores a Deus pois estavam alegres. “Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cânticos.” ( 126:2 parte A)

Os feitos do Senhor foram tão grandes que povos circunvizinhos reconheceram que o Senhor havia trabalhado em favor de Israel de uma maneira grandiosa. Os mesmos olhos que viram aos israelitas sendo levados para outras terras viram o Senhor trazendo seu povo de volta.  A própria nação reconhece que o Senhor verdadeiramente era com eles. O Deus de seus pais havia feito tudo aquilo. As promessas feitas a Abraão ainda estavam de pé. “Então se dizia entre as nações: Grandes coisas fez o Senhor por eles. Sim, grandes coisas fez o Senhor por nós, e por isso estamos alegres.  “ 126: 2 parte B;126:3)

Diante das grandezas que  Deus havia realizado , uma certeza brotava do coração daquele povo. O mesmo Deus que permitiu serem arrancados de suas terra, passarem por tantas provações e tantas lutas era o mesmo que colocava um ponto final naquele sofrimento e de uma  maneira tremenda usa homens para libertar o seu povo. “Faze regressar os nossos cativos, Senhor, como as correntes no sul. “ ( Salmos 126:4). Vemos nessa passagem que o salmista ilustra o momento que Israel vive  com os rios perenes do deserto que com o sol escaldante deixam de existir e repentinamente brotam em meio ao deserto.

Israel sofreu, derramou muitas lágrimas em terras estranhas, mas foram lágrimas derramadas na presença de Deus que permitiu que brotassem dessas lágrimas, alegria, regozijo, liberdade em meio a tanta opressão. As lágrimas se transformaram em respostas às petições daquele povo.

As lutas batem a nossa porta. As provações parecem que irão nos consumir. Mas, o mesmo Deus que permiti nossa estadia no deserto e o mesmo Deus que nos tira de lá, nos assenta em lugares de honra e devolve a alegria aos nossos corações. O desejo de continuar na caminhada cumprindo o ide de Cristo ressurgi em nossos corações e até aqueles  que apontaram, criticaram, terão que reconhecer que “grandes coisas fez o Senhor por nós, e por isso estamos alegres. “ 126:3...